Top Module Empty
Entrada seta Grupo Coral
Grupo Coral PDF Imprimir e-mail
28-Jun-2007
Imagem vazia padrão

O Grupo Coral dos Loureiros foi fundado em Janeiro de 1970, no seio da Sociedade Filarmónica Palmelense "Loureiros", Colectividade esta fundada em 1852.

Enraizando-se na forte tradição de associativismo cultural, mais do que secular na vila de Palmela, um grupo de associados viu, na prática da música coral, uma forma válida de ocupar os tempos livres, de revitalizar e enriquecer a tradição de cantar, aqui tão enraizada.

Em comum, o que todos os elementos do Coro têm é o gosto de conviver, a alegria de serem iguais e a satisfação de cantarem em conjunto.

Ao longo dos anos o Coro tem procurado divulgar vários tipos de música "a capella", que vão do gregoriano à música contemporânea, da música sacra à música profana.

Em 1998 gravou o CD Locus Iste, gravado na Igreja de S. Pedro em Palmela.

Tem actuado um pouco por todo o país, continente e Ilhas (Madeira e Açores) e deslocou-se várias vezes ao estrangeiro, nomeadamente em Viena de Áustria em 1997, para participar em quatro concertos integrados no Internationales Chorfest "Franz Schubert", a Espanha, França e Holanda. A convite do Inatel, actuou no Teatro da Trindade e no Teatro Nacional Dona Maria II.

Actualmente é dirigido pela Maestrina Filipa Palhares.

Filipa Palhares iniciou os estudos musicais aos 9 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde estudou até 1990. Nesse ano, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde obteve a licenciatura em Direcção Coral. Nesta escola estudou com Cristopher Bochmann, Antoine Sibertin-Blanc, Roberto Perez, Luís Madureira, Gerhard Doderer, Cremilde Rosado Fernandes e Vasco Azevedo.

Frequentou cursos de direcção coral com Bernard Tétu (Lyon) Herbert Breuer (Hamburgo) e José António Sainz Alfaro (San Sebastian). Em 1995/96 e 97 estudou com Max von Egmond, Marius Altena (canto) e Jacques Ogg (cravo) nos cursos de Música Barroca da Casa de Mateus. Frequentou em 98/99, o curso de aperfeiçoamento artístico em Direcção Coral no Real Conservatório Superior de Musica de Madrid, com Adrián Cobo.

Iniciou a sua actividade docente em 1990, leccionando as disciplinas de Coro e Formação Musical, assim como Música para bailarinos. Foi professora na Academia de Amadores de Música, na Academia de Música de Santa Cecília e na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, leccionando desde 1994 no Conservatório Regional de Setúbal, onde exerceu o cargo de Directora Pedagógica e, desde 2006, no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Foi membro da Camerata Vocal de Lisboa e do Coro Feminino Cantata, dirigiu o Orfeão da Covilhã de 1997 a 2000, o Conductus Ensemble de 1996 a 2001 e o Grupo Coral de Lagos, de 2000 a 2003, com quem Gravou em Outubro de 2000, o CD de música coral "Terra Morena". Dirigiu de 2002 a 2006 o Grupo Coral Encontro, com quem gravou o CD "25 anos de Canto". Dirige o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense "Loureiros" desde Março de 2007.

 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2017 Loureiros
Joomla! é um software livre disponibilizado sob licença GNU/GPL.